quinta-feira, 24 de junho de 2010

Aloe Vera



Os conhecidos Aloés, com mais de 300 espécies é uma planta pertencente à família das Liliáceas, da qual também faz parte o alho, a cebola, aspargos, etc... Possuem grandes propriedades medicinais e nutritivas em seu interior. Por isto é recomendado a espécie mais rica em gel, a Aloe Vera Barbadensis Miller.

A Aloe Vera por suas propriedades medicinais e regeneradoras, é mencionada em passagens bíblicas e nos antigos hieróglifos egípcios, sendo utilizadas por Alexandre magno em suas conquistas como sendo o único paliativo para os ferimentos de guerra.

Atualmente a Aloe Vera está sendo redescoberta com a vantagem de que agora ela tem sido submetida a investigações mais segura e profunda, nas quais são realizações análises de laboratórios e provas clínicas controladas que asseguram a eficácia de suas propriedades medicinais.

Laboratórios como o instituto de Ciências e Medicina Linus Pauling, de Palo Alto Califórnia, o Conselho Internacional da Aloe Vera e a Universidade de Oklahoma trabalham em estudos oficiais sobre a Aloe Vera.

Muito bem, e quais são essas propriedades que fazem da Aloe Vera um produto natural tão maravilhoso para a saúde e a beleza.

O Doutor Greg Henderson, diretor de uma clinica naturalista, no Estado da Califórnia, apoiado em provas de laboratórios, menciona as seguintes propriedades da Aloe Vera:



1. FUNÇÃO INIBIDORA DA DOR:

A Aloe Vera reduz a dor ao ser aplicada no lugar do ferimento devido a sua grande capacidade de penetração, vantagens que não é encontrada na maioria de outros produtos.

A Aloe Vera bloqueia a dor nas camadas mais profundas da pele, devido a seus componentes ativos e a seu poder antiinflamatório e penetrante.



2. AÇÃO ANTIINFLAMATÓRIA:

A Aloe Vera tem uma ação similar à dos esteróides como a cortisona, porém sem os efeitos nocivos que esta provoca. Por esta razão, pode utilizar-se em todos os transtornos inflamatórios, como a bursite, artrite ou picada de inseto. Para um melhor efeito sobre a pele, coloque um algodão empapado com o gel da Aloe Vera e cubra-o para evitar que se evapore. Um ponto importante a ressaltar é que a Aloe Vera não contém cortisona, mas contém enzimas e outros elementos que a tornam altamente antiinflamatória.



3. AÇÃO COAGULANTE:

Como a Aloe Vera contém alto conteúdo de cálcio e potássio, ela provoca a formação de uma rede de fibras que retém os eritrócitos do sangue, ajudando assim a coagulação e a cicatrização necessária. O cálcio é um elemento muito importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a ação muscular, sendo um grande catalisador em todo funcionamento do sistema nervoso e para a ação muscular, sendo um grande catalisador em todo o processo de cicatrização.



4. AÇÃO QUERATOLÍTICA:

Esta ação permite que a pele danificada ou ferida se desprenda, havendo uma renovação de tecidos com células novas. Permite que exista também um maior fluxo sanguíneo através de veia, artérias e capilares livrando-as de pequenos coágulos.



5. AÇÃO ANTIBIÓTICA:

Comprovou-se que a Aloe Vera inibe a ação destruidora de muitas bactérias, como a Salmonella e os Staphylococcus, bem como para a sua prevenção.



6. AÇÃO REGENERADORA:

A Aloe Vera possui o hormônio que acelera o crescimento de novas células e além disso elimina as células velhas.

Graças à presença de cálcio na Aloe Vera, as células podem manter seu equilíbrio interno e externo, proporcionando assim melhor saúde celular a todos os tecidos do corpo, porque o cálcio regula a passagem dos líquidos nestas células



Câncer de pele

A Aloe Vera será uma arma contra o câncer de pele no futuro, assegurou o Dr. Faith Strickland, do centro de câncer Anderson, da Universidade do Texas. Ele também assegura que a Aloe Vera evita que o sistema imunológico da pele se danifique.

Uma característica importante é que a Aloe contém 18 aminoácidos que o corpo humano necessita para a formação de proteínas (as proteínas são cadeias formadas pela combinação de vários aminoácidos). Ademais, a Aloe contém minerais como o cálcio, fósforo, cobre, ferro, manganês, sódio e potássio, que são elementos indispensáveis para o metabolismo e para a função celular.



7. AÇÃO ENERGIZANTE:

A Aloe Vera ajuda no bom funcionamento do metabolismo celular, isto é, ajuda na produção da energia que o corpo necessita. Além disso, devido a seu conteúdo de vitaminas C, ela produz uma ação que melhora e estimula a circulação e o bom funcionamento do aparelho cardiovascular. A vitamina C não é produzida pelo organismo, pois isso tem de buscá-la externamente. Esta vitamina é muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico, do aparelho circulatório, do aparelho digestivo, intervindo na prevenção da maioria das enfermidades, como se descreverá mais adiante, ao falar-se sobre a vitamina C.



8. AÇÃO DIGESTIVA:

A Aloe Vera contém uma grande quantidade de enzimas. Algumas enzimas podem ser produzidas pelo organismo (ex: pelo pâncreas), porém outras não o são havendo, portanto a necessidade de serem adquiridas externamente. Durante o processo digestivo, as enzimas transformam as proteínas, convertendo-as em aminoácidos: os carboidratos em açucares (glicose) e as gorduras em ácidos graxos. E desta forma esses elementos transformados são absorvidos pelo intestino e levados à corrente circulatória.



9. AÇÃO DESINTOXICANTE:

Desintoxicação = eliminação + regeneração + assimilação.

Devido ao potássio que a Aloe Vera contém, ela melhora e estimula o fígado e os rins, que são os principais órgãos de desintoxicação. A Aloe Vera contém ácido urônico, o qual elimina as toxinas ao nível celular.

A Aloe Vera ao ser ingerido pela primeira vez tende a produzir um pouco de diarréia devido ao fato de que ela produz uma limpeza inicial nos intestinos, tanto de bactérias quanto de alimentos que estão retidos nas alças intestinais ou nos divertículos.



10. AÇÃO REIDRATANTE DA PELE:

A Aloe Vera penetra profundamente na pele e restitui s líquidos perdidos, além de restaurar os tecidos danificados de dentro para fora, como acontece no caso das queimaduras, tanto as ocasionadas por fogos, por radiação ou pelo sol.



11. AÇÃO NUTRITIVA:

A Aloe Vera contém 18 dos 23 aminoácidos (componentes das proteínas) que o organismo necessita para formação de células e tecidos. Além disso, contêm enzimas necessárias ao procedimento dos carboidratos, das gorduras e das proteínas no estômago e no intestino.

A Aloe contém uma grande variedade de vitaminas, como a B1, B5, B12, A e C. também contém minerais com cálcio, fósforo, cobre, magnésio, manganês, sódio e potássio.



12. AÇÃO TRANSPORTADORA:

A Aloe Vera é um veiculo perfeito para transformar profundamente para dentro da pele outras substâncias ou elementos os quais está combinada. Esta é a razão pela qual existem milhares de produtos cosméticos e medicinais misturados com Aloe, como por exemplo, podemos citar:

· Em combinação com eucalipto e jojoba, ela fornece um grande calmante para a dor, já que penetra nas três camadas da pele, chegando até a região muscular.

· Associada à própolis de abelha, nos dá um excelente creme para infecções da pele.

· Associada ao óleo de coco e a um bloqueador de raios ultravioletas nos dá um excelente protetor solar.



A) ALOE VERA NA ODONTOLOGIA:

O Doutor Timothy E. Moore da Universidade de Oklahoma, fez investigações obtendo fabulosos resultados. Aplicou a Aloe em sua prática diária na odontologia e assegura que, na forma de gel dental, ajuda na prevenção das cáries. Além disso, não contém elementos abrasivos que destroem o esmalte dos dentes.

A Aloe Vera misturada com jojoba ajuda a eliminar o ressecamento dos lábios e as aftas bucais.



B) ALOE VERA NO TRATAMENTO DE BELEZA:

É bem conhecido que tanto Nerfetiti como Cleópatra usavam a Aloe para embelezar-se, sem duvidas, essa tradição foi institucionalizada, tomando a Aloe Vera um importante elemento em muitos produtos de beleza. A limpeza facial é muito importante devido à sua suavidade e flexibilidade que deve ter a pele do rosto, pois sem dúvidas o ar, o pó e o sol alteram suas características e a maltratam. A Aloe tem dois componentes: ligninas e polissacarídeos (hidrato de carbono), que realmente penetram nas três camadas da pele (epiderme, derme e hipoderme) e expulsam as bactérias e os depósitos de gorduras que obstruem os poros. A Aloe ao penetrar faz com que a ação dos nutrientes naturais, como os minerais, as vitaminas, os 18 aminoácidos e as enzimas que contêm, substituindo as células mortas da pele.

Se a epiderme não puder eliminar essas células de gorduras, os poros da pele se obstruindo e as glândulas sudoríparas não poderão funcionar bem, começando a formar infecções na pele.

Por seus poderes regenerativos, cicatrizantes e alta penetração na pele, a Aloe Vera usada em cremes umectantes, máscaras cosméticas, xampus, cremes tonificantes ou redutores de gordura, etc... Além disso, é usada em cremes bronzeadores e protetores solares.

Com o Aloe Vera se produzem cremes para dores musculares e reumáticas, também se utiliza a Aloe em forma de gel para combater a acne.

A Aloe Vera é um produto que poder ser combinado facilmente com uma grande quantidade de outros elementos naturais e também com produtos domésticos, como é o caso de sabões e xampus.



Algumas das principais enfermidades e moléstia que a planta de Aloe Vera ajuda a prevenir e controlar.
  1. Acne
  2. Úlceras pépticas e estomacais
  3. Pressão alta
  4. Dor de cabeça
  5. Pé-de-atleta
  6. Insônia
  7. Inflamação
  8. Constipação
  9. Colite
  10. Disenteria
  11. Problemas digestivos
  12. Queimaduras de raios-X
  13. Estimulantes de circulação
  14. Infecção da pele
  15. Congestão crônica do nariz
  1. Anemia
  2. Reumatismo
  3. Ação coagulante
  4. Ação adstringente
  5. Inibidor da dor muscular
  6. Estimulante do crescimento
  7. Queimaduras por fogo
  8. Erupção cutânea
  9. Esclerose múltipla
  10. Veias varicosas
  11. Artrite
  12. Câncer digestivo e do cólon
  13. Inflamação dos intestinos
  14. Seborréia e alopecia
  15. Dermatite
  16. Tuberculose

Além disso, possui excelente penetração na pele, ótima como regenerador celular, ação queratolitica (desprendimento de células mortas da pele), ação, antibiótica, energizante, digestiva, desintoxicante, nutritiva, cosmética e reidratante da pele.

Nutriente da Aloe Vera:

Aminoácidos
Minerais
Vitaminas
Essenciais
Não essenciais
Cálcio
Molibdênio
Germânio
Vanadium
Ferro
Cobalto
Boro
Cloro
Enxofre
Iodo
Zinco
Sílica
Fósforo
Cobre
Cromo
Magnésio
Manganês
Sódio
Potássio
Selênio
A
C
B1
B2
B3
B5
B6
B9
B12
E
D
K
Colina
PABA
Isoleucina
Felilalanina
Treonina
Valina
Leucina
Metionina
Lisina
Triptofano

Ácido aspártico
Ácido glutâmico
Hidroxiprolina
Alanina
Protina
Hisdina
Serina
Glicina
Arginina
Tirosina