segunda-feira, 5 de julho de 2010

Forever Calcium

O cálcio é um dos minerais essências ao bom funcionamento do organismo. Importante na formação se ossos e dentes, coagulação sanguínea, ritmo cardíaco, recuperação da fadiga muscular e absorção do ferro. Para ser absorvido o cálcio requer vitamina D, magnésio e ácido estomacal.

O citrato de cálcio tem três vantagens sobre a forma mais comum que é o carbonato de cálcio.

A forma carbonato deve ser consumida junto às refeições porque necessita de meio ácido para absorção. A forma citrato, a qualquer hora pode ser ingerida sem comprometer absorção.

A forma citrato é indicada para indivíduos com baixa produção de ácidos clorídrico estomacal (dispepsia, dificuldade de digestão), por não precisar de meio ácido para ser absorvido.

Apresenta menos risco de cálculos renais como efeito adverso.

O magnésio faz com que o cálcio penetre e se fixe nos ossos, sem magnésio, o cálcio se deposita nas articulações, o que pode levar à artrose e artrite ou vai para os rins, formando cálculos.

A vitamina D é muito importante para manter o nível de cálcio no sangue e para saúde dos ossos. Exerce um papel essencial na maioria das funções metabólicas, musculares, cardíacas e neurológicas.

A medida que envelhecemos a tendência é produzir menos ácido estomacal, por isso também é importante:

· Evitar tomar antiácidos, reduzir ou eliminar refrigerantes e outras bebidas carbonadas.

· Manter o consumo de carne num nível razoável.

· Consumir bastante hortaliça verdes frescas e grãos integrais.

· Ingerir alimentos ricos em flavonóides que ajudam a estabilizar a estrutura do colágeno, como framboesa, amora, etc...