segunda-feira, 19 de julho de 2010

Os Tipos de TPM

Existe um treinamento que já não faço há algum tempo que é somente sobre Tensão Pré-Menstrual. São duas horas aproximadamente falando sobre o ciclo menstrual feminino, suas variações hormonais e os 4 tipos de TPM que existem. Normalmente as pessoas ficam surpresas ao saber que existem 4 tipos diferentes de TPM. Os maridos costumam até brincar dizendo que uma TPM já é difícil, imagina 4!
Vou usar um exemplo que facilita muito a compreensão do quanto os hormônios influenciam o nosso comportamento: a adolescência. Nesse período da vida o caos hormonal no nosso corpo produz nitidamente um caos comportamental. E até que o organismo se adapte, se equilibre e a pessoa aprenda a lidar com as próprias emoções, a pessoa fica rebelde e descontrolada tentando se fazer de controlada.
Pois bem, o corpo da mulher tem 3 fases hormonais distintas durante o ciclo menstrual. Não vou entrar em detalhes, já que faço isso pela newsletter, mas basicamente uma mulher tem 10 dias de grande concentração de estrogênio, o que a deixa com comportamento feminino e sensual, 10 dias dominados pela progesterona, determinando comportamento altamente maternal e 10 dias em que ambos os hormônios caem a níveis MUITO baixos.
Esse decréscimo é gradual por isso os últimos 2 a 4 dias antes da menstruação são terríveis. Ela não é nem “mãe” e nem “fêmea”, como diz um amigo meu, ela “vira monstro”. É como se a mulher vivesse uma “mini-adolescência” todo mês e é justamente aí que acontece a TPM e seus sintomas predominantes podem variar entre os seguintes tipos:
1 – TPM tipo A (de Ansiedade)
A mulher fica ansiosa e agitada, com raiva das pessoas à sua volta.
2 – TPM tipo C (de Compulsão por doces)
A mulher fica querendo comer doces o tempo todo. Enche a cara de chocolate e depois ainda sente a culpa.
3 – TPM tipo H (de retenção Hídrica)
A mulher fica inchada. Calças que normalmente dão, ficam apertadas e até o sutiã às vezes não cabe.
4 – TPM tipo D (de comportamente Depressivo)
A mulher fica triste, deprimida, com raiva de si mesma. Chorando toda hora. Algumas pensam em suicídio nessa fase.
Eu vou te contar o que as mulheres constumam me perguntar assim que explico isso:
- Mauro, eu tenho todas!! O que eu faço?
Na verdade todas as mulheres ficam um pouco mais inchadas, mais desanimadas, mais agressivas, mais desanimadas durante a TPM, mas sempre existe uma característica que é mais forte do que as outras. Por exemplo, uma mulher pode ficar um pouco inchada, mas com MUITA raiva das pessoas. Então a ansiedade é a característica mais forte, portanto a TPM dela é tipo A.
Se uma mulher fica só um pouco mau humorada, porém come chocolate descontroladamente, temos a TPM tipo C. E por aí vai… Avaliar o tipo de TPM é fundamental até para poder orientar as pessoas em relação á alimentação e suplementação.
No treinamento “Nutrição e Comportamento” costumo demonstrar como os alimentos influenciam decisivamente nas nossas emoções, vontades e até decisões. Então podemos influenciar positivamente uma mulher que sofra com a TPM através da mudança de seus hábitos alimentares.

Um comentário:

  1. Boa tarde gostei muito do artigo.Já uso a aloe vera para várias coisas, minha pele e meu cabelo já estão se beneficiando muito com ela,mas tenho um problema sério com a tpm, creio que tenho os 4 tipos.Gostaria de saber se tem algo que possa fazer com a aloe vera para amenizar os sintomas.

    ResponderExcluir