segunda-feira, 19 de julho de 2010

Os Tipos de TPM

Existe um treinamento que já não faço há algum tempo que é somente sobre Tensão Pré-Menstrual. São duas horas aproximadamente falando sobre o ciclo menstrual feminino, suas variações hormonais e os 4 tipos de TPM que existem. Normalmente as pessoas ficam surpresas ao saber que existem 4 tipos diferentes de TPM. Os maridos costumam até brincar dizendo que uma TPM já é difícil, imagina 4!
Vou usar um exemplo que facilita muito a compreensão do quanto os hormônios influenciam o nosso comportamento: a adolescência. Nesse período da vida o caos hormonal no nosso corpo produz nitidamente um caos comportamental. E até que o organismo se adapte, se equilibre e a pessoa aprenda a lidar com as próprias emoções, a pessoa fica rebelde e descontrolada tentando se fazer de controlada.
Pois bem, o corpo da mulher tem 3 fases hormonais distintas durante o ciclo menstrual. Não vou entrar em detalhes, já que faço isso pela newsletter, mas basicamente uma mulher tem 10 dias de grande concentração de estrogênio, o que a deixa com comportamento feminino e sensual, 10 dias dominados pela progesterona, determinando comportamento altamente maternal e 10 dias em que ambos os hormônios caem a níveis MUITO baixos.
Esse decréscimo é gradual por isso os últimos 2 a 4 dias antes da menstruação são terríveis. Ela não é nem “mãe” e nem “fêmea”, como diz um amigo meu, ela “vira monstro”. É como se a mulher vivesse uma “mini-adolescência” todo mês e é justamente aí que acontece a TPM e seus sintomas predominantes podem variar entre os seguintes tipos:
1 – TPM tipo A (de Ansiedade)
A mulher fica ansiosa e agitada, com raiva das pessoas à sua volta.
2 – TPM tipo C (de Compulsão por doces)
A mulher fica querendo comer doces o tempo todo. Enche a cara de chocolate e depois ainda sente a culpa.
3 – TPM tipo H (de retenção Hídrica)
A mulher fica inchada. Calças que normalmente dão, ficam apertadas e até o sutiã às vezes não cabe.
4 – TPM tipo D (de comportamente Depressivo)
A mulher fica triste, deprimida, com raiva de si mesma. Chorando toda hora. Algumas pensam em suicídio nessa fase.
Eu vou te contar o que as mulheres constumam me perguntar assim que explico isso:
- Mauro, eu tenho todas!! O que eu faço?
Na verdade todas as mulheres ficam um pouco mais inchadas, mais desanimadas, mais agressivas, mais desanimadas durante a TPM, mas sempre existe uma característica que é mais forte do que as outras. Por exemplo, uma mulher pode ficar um pouco inchada, mas com MUITA raiva das pessoas. Então a ansiedade é a característica mais forte, portanto a TPM dela é tipo A.
Se uma mulher fica só um pouco mau humorada, porém come chocolate descontroladamente, temos a TPM tipo C. E por aí vai… Avaliar o tipo de TPM é fundamental até para poder orientar as pessoas em relação á alimentação e suplementação.
No treinamento “Nutrição e Comportamento” costumo demonstrar como os alimentos influenciam decisivamente nas nossas emoções, vontades e até decisões. Então podemos influenciar positivamente uma mulher que sofra com a TPM através da mudança de seus hábitos alimentares.

Protetor Solar e Vitamina D

O mecanismo natural do nosso organismo para a produção da vitamina D envolve a incidência da luz solar na nossa pele. Os raios ultravioleta do sol provocam uma reação química que transforma a provitamina D3 (7-deidrocolesterol) que existe na derme (segunda camada da pele humana) na vitamina D propriamente dita. Principalmente os raios UVA.
Acontece que os raios UVA são, atualmente, perigosíssimos para a nossa pele e o excesso de exposição a eles pode ocasionar melanomas (uma das formas de câncer de pele). E você pode estar se perguntando porque eu escrevi “atualmente“. Eu explico. Por causa da questão da camada de ozônio que filtrava esses raios, mas tem se tornado cada vez mais fraca. Portanto a proteção natural que a atmosfera do planeta nos dava não existe mais.
Para minimizar os danos da luz solar sobre a nossa pele os cientistas criaram o protetor solar, que basicamente absorve ou reflete os raios UVA e UVB, filtrando os raios que chegam à pele e diminuindo a exposição aos raios ultravioleta do sol.
Ué?! Mas nós não precisamos dos raios ultravioleta para produzir vitamina D?!
Pois é. Aí é que está o problema. Se você não usa protetor solar envelhece muito mais rápido e corre o risco de ter câncer na pele, mas não vai ter problema nenhum para produzir vitamina D. Por outro lado se você usa protetor solar, retarda o envelhecimento e evita o câncer de pele, mas vai ter uma produção menor de vitamina D no seu corpo.
Temos aí um dilema.
Bom, podemos nos perguntar se a vitamina D é tão importante assim. Porque se ela for um nutriente de “segunda classe” que não faz muita falta, a gente nem precisa se preocupar. Então, pra que serve a vitamina D no nosso organismo? O que é a vitamina D pra nossa saúde?
1 – Hormônio:
Em primeiro lugar a vitamina D é um hormônio que controla a concentração de cálcio e fósforo no sangue. Se houver uma quantidade grande deles em circulação, lá vai a vitamina D e reduz a absorção desses nutrientes no intestino delgado.
Com cálcio em excesso no sangue, você corre o risco de desenvolver problemas renais sérios, formando até cálculos (pedras) nos rins. Então a vitamina D é que garante que isso não vai acontecer.
Entendeu agora porque o cálcio com magnésio e vitamina D NÃO PODE CAUSAR cálculo renal?
2 – Metabolismo Ósseo:
A vitamina D controla a mineralização óssea, ou seja, a deposição de mineirais nos ossos e dentes. Se não houver vitamina D suficiente os ossos e os dentes vão ficando progressivamente mais fracos até o surgimento da osteoporose.
Crianças com carência de vitamina D desenvolvem raquitismo e adulto osteomalácia, uma doença em que os ossos ficam moles.
Entendeu agora porque o cálcio sem a vitamina D NÃO ADIANTA NADA?
3 – Diferenciação Celular:
A vitamina D está intimamente ligada ao processo natural de regulação da proliferação celular. E uma das características do câncer e dos tumores é a proliferação desenfreada de células que não deveriam se reproduzir tanto assim. Diversos estudos evidenciam que o cálcio e a vitamina D estão relacionados com redução da gênese de diversos tipos de câncer.
4 – Controle da Pressão Arterial:
A vitamina D é a principal responsável pelo controle do enrijecimento das artérias que eleva a pressão arterial. Se estiver em falta, o organismo faz um esforço três vezes maior para manter seu equilíbrio circulatório e acaba sobrecarregando algumas funções como a irrigação das artérias, o que gera um aumento na pressão e desconfortos, como tontura e transpiração excessiva.
5 – Sistema Imunitário:
A vitamina D tem uma ação reguladora direta e indireta sobre o desenvolvimento e a função das células T do nosso sistema imunológico. Estudos científicos demonstraram que a ausência de vitamina D está ligada a diversas doenças auto-imunes, principalmente esclerose múltipla e doença inflamatória intestinal.
6 – Outras Propriedades:
- A deficiência da vitamina D reduz a secreção da insulina e pode causar intolerância à glicose.
- Segundo estudos da Universidade de Vrije pessoas depressivas têm 14% menos vitamina D em circulação do que as pessoas normais.
- A carência de vitamina D também foi relacionada à obesidade em mais de 2 mil estudos.
- Altos índices de vitamina D previnem a doença periodontal.
Etc etc etc…
Conclusão: você PRECISA de vitamina D! Muito! Demais! E também PRECISA usar protetor solar! Muito! Demais!
E se você não vai produzir tanta vitamina D de forma natural, você vai ter que suplementar esse nutriente na sua alimentação. De preferência com um produto que contenha quantidades balanceadas de vitamina D, magnésio e cálcio, para que a resposta do organismo seja mais eficiente. Você conhece algum suplemento assim?